Feira Digital Sabor Gaúcho é apresentada no South Summit Brazil 2025
Iniciativa representa novo marco para a agricultura familiar gaúcha
Publicação:

Em uma iniciativa inédita para impulsionar a agricultura familiar gaúcha, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a startup Produtores Gaúchos Unidos realizaram o pré-lançamento da Feira Digital Sabor Gaúcho, nesta quinta-feira (10), durante o South Summit Brazil 2025 – um dos maiores encontros de inovação da América Latina. O Governo do Rio Grande do Sul é correalizador do South Summit.
A plataforma digital vai conectar mais de 1,5 mil agroindústrias familiares cadastradas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF) a consumidores de todo o país, facilitando a comercialização direta e promovendo a inclusão digital no campo. O pré-lançamento ocorreu no estande global do governo do RS no evento, chamado de Marketplace. O anúncio foi acompanhado pelo vice-governador Gabriel Souza e pelo titular da SDR, Vilson Covatti. A plataforma já está aberta para que os fornecedores (agroindústrias) façam seus cadastros. Para os consumidores, será disponibilizada até o final de abril.
Gabriel destacou que a ferramenta dará visibilidade aos produtos orgânicos. “São grandes empreendedores de pequenas propriedades rurais. Vai ajudar a manter o jovem no campo, empoderar as mulheres do meio e levar renda para as famílias rurais. Principalmente, irá desenvolver todo o território gaúcho, porque quando o campo vai bem, todo o Rio Grande se beneficia”, disse. “É com a inovação que vamos melhorar a condição econômica do Estado, democratizar o acesso aos serviços e aumentar a qualidade de vida das pessoas.”
“Nesta edição do South Summit Brazil, estamos mostrando que o setor da agricultura familiar, que coloca o pão na mesa do consumidor, tem espaço em um evento de importância internacional. Lançamos aqui uma semente, que precisa ser irrigada para crescer com a magnitude necessária”, destacou Covatti.
Aline Barilli Alves, CEO da Produtores Gaúchos Unidos, enalteceu a trajetória da startup: "montamos esse coletivo a partir da dificuldade dos produtores originada na enchente, nosso objetivo é aproximar os produtores dos consumidores. E também para que o público saiba um pouco mais sobre toda a cadeia, quem produziu, como foi feito e toda a origem do produto", contou.
Mais notícias
- Autoridades posam para foto em frente a um painel de led
- Covatti foi acompanhado ´pelo presidente da Emater-RS/Ascar, Luciano Schwerz, e pelo chefe de gabinete, Norton Baum
- Expositor do Pavilhão da Agricultura Familiar entrega produtos a clientes
- Imagem área do Pavilhão da Agricultura Familiar na 23ª Expoagro Afubra